Todo o sabor do Natal sem sal | Perna de peru recheado com ervas

O sal é provavelmente o principal inimigo da saúde dos portugueses. Assim sendo, pedimos ao reconhecido Chefe Hernâni Ermida duas receitas de Natal, saborosas e sem sal. Para partilhar com todos os leitores do Nutrimento.

E não é que conseguimos?

Perna de peru recheado com ervas

Receita para 8 pessoas |  Fácil | Económico | Tempo: 2 h e 20 m.

INGREDIENTES 

1 perna de peru desossada

1 raminho de tomilho

1 ramo de coentros vietnamitas

2 laranjas

1 limão

1 estrelas de anis

600g de castanhas descascadas

1 raminho de funcho

400g de cogumelos Portobello pequenos

2 dl de vinho branco

1 cebola

10 dentes de alho

7 chalotas

3 c .s de azeite

Pimenta preta acabada de moer

Fio de cozinha

Modo de preparação

Comece por colocar a perna em cima da tábua de cozinha com a pele voltada para baixo, raspe 1 laranja e retire-lhe o sumo. Regue a perna com o sumo da laranja depois polvilhe com a raspa da laranja e junte uma pitada de pimenta preta acabada de moer. Descasque 2 chalotas e pique-as e espalhe em cima da perna junte o tomilho e os coentros vietnamitas previamente lavados não precisam de picar as ervas! Enrole a perna e ate com fio de cozinha. Ponha a perna num prato de forno e deixe-a repousar cerca de 40 minutos tapada com papel de alumínio. Ligue o forno a 180º descasque a cebola e corte-a em gomos, junte-os a perna junte 7 dentes de alho e a chalotas com a casca, junte a estrela de anis o limão e a laranja cortados em rodelas grossas e espremidas com a casca, o vinho, um pouco de pimenta preta acabada de moer e leve ao forno durante 1 hora e 20 minutos, regando de vez em quando com o molho do prato.

Leve ao lume um tacho com água abundante, deixe ferver junte as castanhas e o funcho e deixe cozer durante 10 minutos  depois escorra. Lave e seque os cogumelos corte-os ao meio deite-os para uma frigideira junte 3 dentes de alho com a casca e deixe-os cozinhar até que toda a água evapore e os cogumelos fiquem douradinhos, junte as castanhas, uma pitada de pimenta preta acabada de moer e deixe cozinhar em lume brando mais 10 minutos. Polvilhe com tomilho picado sirva a perna com a mistura dos cogumelos e castanhas acompanhe com couve cozida, e decorada a gosto.

EXPERIMENTE: depois de assado esmague as chalotas e os alhos com o garfo retire a casca e misture a polpa com o molho de assar e sirva com a perna.
NOTA: este tempo de cozedura é para uma perna de 2,5kg para verificar se a carne esta  assada espete um espeto de metal ou os dentes de um garfo se sair um liquido claro como agua esta no ponto certo.
CONSELHO: pode substituir o tomilho por alecrim este em menor quantidade, pode ainda juntar um pau de canela juntamente com a estrela de anis. Não necessita de juntar gordura à carne, ela larga gordura suficiente durante o tempo de cozedura, pode substituir o vinho por espumante ou caldo de legumes sem sal (ou metade de cada).

Imagens de revelamos/nunoantunes 

1 Comentário , Adicione o seu

  1. Bom

    Antonio a 07/12/2016 às 12:50

Comentar

Adicione o seu comentário: