Todo o sabor do Natal sem sal | Polvo no forno com batata doce

O sal é provavelmente o principal inimigo da saúde dos portugueses. Assim sendo, pedimos ao reconhecido Chefe Hernâni Ermida duas receitas de Natal, saborosas e sem sal. Para partilhar com todos os leitores do Nutrimento.

E não é que conseguimos?

Polvo no forno com batata doce

Receita para 7 pessoas |  Fácil | Económico | Tempo: 1 h e 20 m.

INGREDIENTES: 

1 polvo limpo com cerca de 2 kg

1 ramo de ervas (aipo, coentros vietnamitas, louro e salsa)

1 kg de batatas doces

1 raminho de tomilho

3 c .s de azeite

4 dentes de  alho com casca

1 pitada de pimenta acabada de moer

Molho

5 dentes de alho picado muito fino

1 ramo de ervas picadas (salsa, coentro vietnamita, e cebolinho)

1 c. de chá de pimentão doce

1 dl de azeite

2 c. s de vinagre de vinho

1 uma pitada de pimenta preta acabada de moer.

Modo de preparação:

Leve ao lume um tacho com água abundante deixe ferver. Mergulhe o polvo três vezes na agua a ferver depois deixe-o dentro da água junte o ramo de ervas e deixe cozer durante 40 minutos. Ligue o forno a 180º lave a batata doce com a casca e corte-a em gomos. Deite para um prato de forno junte o azeite, os alhos, o tomilho inteiro e uma pitada de pimenta preta acabada de moer misture e leve ao forno durante 40 minutos mexendo delicadamente de vez em quando. Escorra o polvo e ponha-o dentro de um prato. Leve ao lume um tacho com o azeite junte os alhos e deixe aquecer até o alho ficar estalado, junte o pimentão, o vinagre, a pimenta e as ervas, desligue o lume, regue o polvo com a mistura e sirva com as batatas doces. Acompanhe com couve portuguesa cozida que além de ser um legume da época está muito tenra!

SUGESTÃO: os coentros vietnamitas podem ser substituídos por coentros normais. Também as outra s erva podem ser substituídas por (tomilho limão, estragão fresco, erva príncipe fresca aneto, etc.)
TRUQUE: não aproveite a água do polvo para outra receitas, esta água se ferver durante muito tempo fica demasiado salgada!

Imagens de revelamos/nunoantunes 

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: