Manuais PNPAS

  • Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável

    São cada vez mais os Portugueses interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. Saiba mais.

  • Linhas de Orientação para a oferta alimentar em Residências Universitárias

    A transição para o ensino superior pode representar alterações significativas nos hábitos alimentares, sendo que, neste período, muitos dos estudantes tendem a praticar estilos de vida menos saudáveis, colocando-os em risco de desenvolver problemas de saúde. Neste sentido o PNPAS, elaborou o presente manual – “Linhas de Orientação para a Oferta Alimentar em Residências Universitárias” – onde é definida uma estratégia alimentar e nutricional para as residências universitárias. Saiba mais.

  • Nutrição e deficiência(s)

    Tendo em conta os objetivos do PNPAS e considerando as dificuldades que as pessoas portadores de deficiência encontram diariamente para conseguirem fazer uma alimentação saudável, elaborou-se o presente manual intitulado “Nutrição e deficiência(s)”. Saiba mais.

  • Alimentação e Nutrição na gravidez

    Uma alimentação saudável durante a gravidez é essencial para o crescimento saudável do bebé e para o bem-estar da mãe. O PNPAS em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e com o apoio da Dra. Lisa Vicente, elaborou o presente manual – “Alimentação e Nutrição na Gravidez”, onde se encontram recomendações alimentares e nutricionais úteis a famílias e profissionais.

  • Linhas de Orientação sobre contaminantes de alimentos

    Consulte o manual “Linhas de Orientação sobre Contaminantes de Alimentos” , lançado pelo PNPAS em colaboração com a FMUP. Saiba mais.

  • Ervas aromáticas – Uma estratégia para a redução do sal na alimentação dos Portugueses

    A Direção-Geral da Saúde em parceria com as Faculdades de Nutrição (FCNAUP) e Medicina da Universidade do Porto (FMUP) criaram um manual orientador que sugere alternativas ao sal dentro da nossa tradição alimentar mediterrânica. Consulte e descarregue aqui.

  • The National Program for Healthy Eating (PNPAS) launch the Manual “Refugee Reception: Food and Nutrition Needs in Emergencies”.

    This manual is aimed at all those who provide support, either individually or institutionally and at those responsible for any aspect related to the health and nutrition of refugees. It begins with the assessment of nutritional condition and goes on to present several strategies to support the design of food intervention based on the estimated nutrition needs of these population groups. We hope that this document will contribute to set off this discussion and that it will be useful to those who receive and to the ones who get support themselves.

  • Quais as vantagens da ingestão de água e como promover o seu consumo nas escolas e nas crianças ?

    Saiba qual a importância da hidratação em meio escolar e descarregue aqui o nosso manual.