Estou a ler:

2016 – Ano Internacional das Leguminosas

Notícias

2016 – Ano Internacional das Leguminosas

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, com o tema: "Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável". O objetivo é aumentar a consciencialização da população sobre os benefícios nutricionais das leguminosas (feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas…) como parte de um sistema de produção alimentar sustentável visando a segurança alimentar e nutricional. Saiba mais.

Leguminosas (2)

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, com o tema: “Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável”.

O objetivo é aumentar a consciencialização da população sobre os benefícios nutricionais das leguminosas (feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas…) como parte de um sistema de produção alimentar sustentável visando a segurança alimentar e nutricional. O objectivo é:

  • encorajar a utilização das leguminosas como fonte proteica;
  • melhorar a sua produção global;
  • adequar a rotação de culturas e enfrentar os desafios no comércio das leguminosas.

Em Portugal, apesar dos diversos benefícios nutricionais, o consumo de leguminosas tem vindo a decrescer ao longo dos anos. As leguminosas são uma excelente alternativa à carne, se combinadas com cereais ou derivados, ricas em fibra e hidratos de carbono de absorção lenta importantes para a saciedade, e fornecedoras de cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Saiba mais sobre as vantagens das leguminosas, nomeadamente do feijão, e oiça o nosso podcast sobre “fontes de proteína de origem vegetal”.  Pode ainda inspirar-se e recriar a receita de Estufado de grão com legumes e ovos produzida pelo reconhecido Chefe Hernâni Ermida aqui.

Recupere o lugar das leguminosas à sua mesa.

Imagem retirada de Carlos Sillero. 
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: 2016 – Ano Internacional das Leguminosas

Um comentário a “2016 – Ano Internacional das Leguminosas”

  1. […] a celebração do Ano Internacional das Leguminosas e o Dia Mundial da Criança, que se comemora já amanhã, convidamo-lo a juntar as crianças e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais