Notícias

  • A importância de mudar o modelo alimentar mais do que deixar de comer carne

    Antes de diabolizarmos exclusivamente a carne, é necessário um pensamento mais amplo sobre os nossos comportamentos alimentares e sobre a nossa forma de consumir. Para protegermos este nosso planeta precisamos muito mais do que reduzir o consumo de carne. Um artigo e entrevista a ler aqui.

  • Mais fruta e hortícolas em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso

    No âmbito da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável de Santo Tirso foi desenvolvido um e-book que conta que com o apoio do PNPAS e pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas. Saiba mais.  

  • Preparar o novo ano com água nas praias

    A Assembleia da República aprovou a Lei n.º 50/2018, a qual transferiu para os municípios a competência da gestão das praias. O presente decreto-lei sublinha que as “praias são espaços que devem contribuir para a criação de ambientes promotores da saúde e do bem-estar das populações, devendo promover-se, designadamente, a existência de equipamentos de disponibilidade gratuita de água da rede pública. Um grande passo na nossa saúde e na saúde do planeta. Saiba mais.

  • Seminário Medita – Alimentação no Meio Escolar

    O Projeto MEDITA – “Dieta Mediterrânica Promove Saúde” promoveu um seminário destinado a todos os interessados na alimentação em meio escolar, que teve lugar no próximo dia 18 de janeiro de 2019, em Olhão. Saiba mais.

  • O sal e as ervas aromáticas na alimentação mediterrânica

    Na dieta mediterrânica, a abundância de hortícolas, fruta, leguminosas (grão, lentilhas…) e a actividade física intensa são consideradas, desde sempre, uma protecção contra o sal. O PNPAS continua a sua colaboração com a Revista “Sabe Bem”, uma das publicações mais lidas em Portugal. Nesta edição, apresentamos o tema “O sal e as ervas aromáticas na alimentação mediterrânica”. Saiba mais.

  • Apresentação Nacional do Projeto “O Prato Certo” – “Alimentação saudável, apetitosa e económica”

    Decorreu, hoje, no Mercado de Arroios, a apresentação nacional da campanha “O Prato Certo” organizada pela Associação In Loco com o apoio da Direção-Geral da Saúde. Saiba mais aqui.

  • Água pública, um bem público nas praias portuguesas a partir deste ano

    A partir deste ano as praias nacionais apresentam todas as condições para que possam em breve ter água da rede disponível para todos, contribuindo para reduzir as quantidades de plástico nas nossas praias e também o consumo de bebidas açucaradas. Saiba mais.

  • O Prato Certo – “Alimentação saudável, apetitosa e económica”

    No âmbito do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA), convidamo-lo/a a assistir à apresentação nacional do Observatório e da sua campanha “O Prato Certo”, dia 11 Janeiro de 2019, no Mercado de Arroios, em Lisboa, entre as 11h00 e as 13h00.