Estou a ler:

Água – A bebida do verão

Notícias

Água – A bebida do verão

A água é essencial à vida, por isso está no centro da Roda dos Alimentos. No verão mais importante se torna este alimento devido à maior exposição a temperaturas elevadas.

mineral-water-1532300_1920

A água é essencial à vida, por isso está no centro da Roda dos Alimentos. No verão mais importante se torna este alimento devido à maior exposição a temperaturas elevadas.

Devido ao aumento da temperatura ambiente, o nosso organismo acelera a perda de água, pela transpiração, que é uma forma natural de arrefecimento do nosso corpo.

Um consumo desadequado de água compromete a regulação da temperatura corporal e afeta a pressão arterial, exigindo um maior esforço cardíaco, um maior esforço renal e, consequentemente, uma maior dificuldade em eliminar metabolitos. Salienta-se ainda que a própria digestão se torna mais difícil e o transito intestinal é afetado pela má hidratação, podendo ser causa de obstipação.

A desidratação associa-se a um pior desempenho cognitivo e físico, a um pior estado de humor, refletindo-se, eventualmente, no aspeto da pele, cabelo e unhas.

É importante ter em atenção que alguns indivíduos, como crianças, idosos ou pessoas doentes, poderão ter uma perceção de sede diminuída, pelo que estes devem ser incentivados a ingerir água.

Neste verão, beba água regularmente ao longo do dia, mesmo que não sinta sede.

A água está igualmente presente nos alimentos, encontrando-se em quantidades elevadas em particular nos frutos e hortícolas. Por exemplo (% de água): melancia (94%), melão (92%), ameixa (89%), framboesa (84%), alface (96%), pepino (95%), tomate (94%), courgette (94%).

Existem diversas formas saudáveis de dar sabor à água, adicionando fruta, especiarias ou ervas aromáticas, sendo uma ótima opção para diversificar a sua ingestão sem açúcar adicionado. A sopa não deve ser esquecida pois é também uma boa fonte de hidratação (e minerais e vitaminas), podendo optar pelas versões frias.

Consulte aqui o nosso post sobre recomendações para a alimentação em dias quentes e mantenha-se bem hidratado!

Imagem retirada de:
https://pixabay.com/pt/água-mineral-limão-hortelã-vidro-1532300/
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Água – A bebida do verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais