No dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial da Luta contra o Cancro, com o lema dos últimos 3 anos “Nós podemos, eu posso”, que pretende explorar como se pode agir, individual e coletivamente, na luta contra o cancro.
Nos últimos anos temos assistido, à semelhança do que se passa no resto da Europa, a um aumento regular da incidência do Cancro em Portugal. Em 2012, na Europa, todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro.
A modificação dos estilos de vida é fundamental na redução da incidência de Cancro. Fatores de risco como tabaco, hábitos alimentares inadequados, obesidade, exposição solar e consumo excessivo de álcool são áreas de importante intervenção na prevenção do aparecimento de Cancro.
Para mais informações pode ainda consultar algumas notas sobre alimentação e cancro e consultar o Código Europeu contra o Cancro.
Entre as várias instituições que tratam o cancro, voltamos a destacar o IPATIMUP, Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, onde foram produzidos diversos materiais de grande interesse, sobre esta temática, que podem ser consultados.