A partir de janeiro de 2016 iremos olhar com cuidado para novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que marcam a agenda de desenvolvimento mundial para os próximos 15 anos e tentaremos integrar o mais possível esses objetivos nos do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
O combate à pobreza e a luta contra a fome têm vindo a ser bandeiras deste Programa. Continuaremos com os trabalhos do mapeamento das situações de Insegurança Alimentar em Portugal através do Projeto Infofamília e com formação e informação às famílias mais carenciadas, nomeadamente através do nosso sítio Alimentação Inteligente que iremos melhorar. Continuaremos a dar uma atenção particular aos mais idosos e incapacitados.
O mesmo se passará ao integrar cada vez mais as questões ambientais e promoção de consumos alimentares mais sustentáveis, olhando por exemplo para o consumo de pescado ou através de padrões alimentares sustentáveis como a Dieta Mediterrânica e a Dieta Vegetariana.
E também com o compromisso continuado de ajudar os que tudo perderam e que fogem da guerra e procuram a paz através do nosso Manual de apoio alimentar e nutricional aos Refugiados que continuaremos a promover e amplificar em 2016.
Desejamos um 2016 alimentar mais fraterno e com menos desigualdades.