Lançamos hoje a receita “Torradas de batata-doce”, uma sugestão diferente para um lanche equilibrado, fácil de fazer e saboroso.
Depois do enorme sucesso da edição anterior, retomamos uma nova temporada de receitas saudáveis, simples e práticas, realizadas em conjunto com a Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, e que iremos continuar a disponibilizar nas próximas semanas.
Batata-doce, um alimento a não esquecer
A batata-doce apresenta baixo valor energético, oferecendo apenas 76 kcal por 100g de parte edível! É ainda fonte de fibra e hidratos de carbono complexos, que potenciam a saciedade, regulam a gordura em circulação e normalizam os picos glicémicos. Para além de tudo isto, é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A. Bastam 100g de batata-doce cozida sem pele, para fornecem o dobro da dose diária recomendada (DDR) desta vitamina. Descubra mais sobre a batata-doce.
Esta receita tem ainda a particularidade de juntar fruta e hortícolas (morangos e tomate) fornecedores de diferentes fitoquímicos com potencial anti-oxidante, gorduras mono e polinsaturadas e uma fonte equilibrada de aminoácidos, sem adição extra de sal ou açúcar.
Ingredientes
- Batata-doce
- Morangos
- Manteiga de amendoim ao natural (sem adição de gordura, sal ou açúcar)
- Queijo fresco
- Tomate cherry
- Orégãos q.b.
Modo de preparação:
– Comece por lavar bem a batata-doce, e de seguida corte a batata-doce em finas fatias.
– Coloque as fatias numa torradeira, na potência máxima, e repita o processo até ficarem tostadas.
– Sirva a sua torrada nas versões à sua escolha: colocando a manteiga de amendoim e morangos ou colocando queijo fresco e tomate cherry.
Bom apetite!
O PNPAS agradece aos autores da receita e vídeo inicial: Ana Gabriela Cabilhas, Beatriz Silva, Inês Monteiro, Joana Martins; e já sabe… nas próximas semanas continuaremos a disponibilizar mais receitas saudáveis e fáceis de preparar.
