Pequeno-Almoço e Desempenho Escolar

É muito importante começar o dia com um bom pequeno-almoço! Esta refeição deve ser realizada na primeira meia hora do dia, em família e preferencialmente em casa.

Um pequeno-almoço adequado deve ser completo, variado e equilibrado, devendo para isso incluir alimentos dos três grupos seguintes:
· Laticínios
· Cereais e derivados
· Fruta

As fontes de cereais, como o pão ou os cereais de pequeno-almoço, devem ser, preferencialmente, feitas a partir de farinhas pouco refinadas e/ou de mistura, pois são mais ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Os lacticínios (leite, queijo e iogurtes) são ricos em proteínas de alto valor biológico. Ao escolher alimentos deste grupo opte sempre pelos meio gordos.

A fruta confere vitaminas, minerais e fibras, todos eles importantes para um bom funcionamento do nosso organismo. Devemos optar pela fruta fresca e da época, podendo ocasionalmente consumir sumo de fruta 100% natural e sem adição de açúcar.

Existem também outros componentes que podem ser incluídos no pequeno-almoço, de forma controlada e moderada. São eles a manteiga, os cremes para barrar, a marmelada, as compotas e o fiambre de aves, preferencialmente. No caso do leite é aconselhado o seu consumo simples, mas poderão ainda ser adicionados cacau/ chocolate em pó, mel ou açúcar, esporadicamente.

Dentro de cada grupo, é importante variar os alimentos ao longo da semana e também diversificar as suas texturas e a apresentação.
Variar os alimentos ao pequeno-almoço é a melhor forma de garantir o equilíbrio nutricional.

O pequeno-almoço tem uma grande influência no sucesso escolar, pois as crianças e jovens que saltam esta refeição apresentam menores níveis de atenção e têm dificuldade em concentrar-se.
Todos nós beneficiamos com a ingestão do pequeno-almoço, mas as crianças e os adolescentes, por se encontrarem numa fase de rápido crescimento e desenvolvimento, não deve saltar esta refeição.

O Pequeno-Almoço irá contribuir para:
· A ingestão diária de vários nutrimentos;
· A atenção, concentração, motivação e memória;
· A velocidade e exatidão de resposta;
· A estimulação do humor e da boa disposição;
· A manutenção do peso adequado.

Faça todos os dias um pequeno-almoço completo, com tempo e em companhia!

2 Comentários , Adicione o seu

  1. O pequeno-almoço é a primeira refeição dia, esta quebra o jejum depois do período de sono. Como se sabe durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são apenas utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo, pelo que é de extrema importância nunca omitir esta refeição para que seja reposto estes níveis e assim melhorar o rendimento cognitivo e concentração, evitar a fraqueza ao final da manhã e reduzir o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo .
    A Equipa da Unidade de Cuidados da Comunidade de Anadia, tem boas noticias do seu parque escolar, o pequeno almoço é valorizado pelas famílias do nosso concelho! Parabéns familias ! Viver bem é bem comer!

    Coordenadora da UCC Anadia – Silvana Marques

    Silvana Marques a 05/11/2014 às 14:55
  2. Excelente artigo! Parabéns…
    Mas é preciso atuar junto das escolas e, sobretudo, das famílias se pretendemos mudar a atual situação. Infelizmente há muitas crianças que chegam às escolas sem tomar o pequeno-almoço. Ou então o pequeno almoço é à base de doces e salgados. É lamentável que assim seja! A escola tem que ser mais ativa, sobretudo na informação que disponibiliza às crianças e aos pais.

    Carlos Rosete a 05/07/2016 às 15:09

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