2 de Agosto de 2017 – Overshoot day

Segundo os cálculos de diversos cientistas, hoje é o dia em que no planeta Terra, a procura  por recursos excede o que o planeta é capaz de regenerar neste ano.

O Dia da “Sobrecarga da Terra” ou “Overshoot day” em inglês neste ano será a 2 de agosto, a data mais cedo desde que este cálculo é feito. Ou seja, cada vez gastamos mais cedo o que o planeta tem para nos dar e começamos a consumir as nossas reservas.

Até quando?

O que escolhemos para comer e como comemos tem uma influência enorme na proteção do planeta e na sustentabilidade do meio ambiente. A ingestão de alimentos produzidos localmente, a preferência por produtos vegetais em detrimento de produtos de origem animal podem ajudar a reduzir a Pegada Ecológica.

Se conseguíssemos atrasar o Dia da Sobrecarga da Terra em 4,5 dias todos os anos, seria possível retornar ao nível em que utilizamos os recursos de um só planeta antes de chegarmos a 2050. E seria a forma de deixarmos um planeta habitável aos nossos filhos e netos. Por exemplo, reduzir a o consumo excessivo de alimentos em 50% em todo o mundo poderia retroceder a data em 11 dias.

O que podemos fazer a nível alimentar ?

Segundo a organização “Global Footprint Network” podem ser dados alguns passos desde já.

Entre nós o PNPAS tem vindo a alertar para este assunto e dar propor medidas de ação.

 

 

 

 

 

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: