Estou a ler:

Dia da Produção Nacional – Escolha alimentos locais e da época

Notícias

Dia da Produção Nacional – Escolha alimentos locais e da época

Hoje, dia 26 de abril, celebra-se o Dia da Produção Nacional que tem como objetivo valorizar os alimentos que são produzidos de Norte a Sul do país e ilhas e sensibilizar a população para a importância da compra de produtos de proximidade. Saiba mais.

dia da producao nacional

Razões para comprar alimentos de origem nacional e da época

Hoje, dia 26 de abril, celebra-se o Dia da Produção Nacional que tem como objetivo valorizar os alimentos que são produzidos de Norte a Sul do país e ilhas e sensibilizar a população para a importância da compra de produtos de proximidade.

Comprar produtos locais e da época é importante em termos económicos, sociais e ambientais. Atualmente sabe-se que o consumo alimentar é um dos principais contribuintes para o aquecimento global, contribuindo com cerca de 22% da emissão total de gases com efeito de estufa. A própria produção e o transporte dos alimentos são os principais contribuintes para esta emissão.

Num estudo realizado na Suécia, em 2003, verificou-se que os frutos tropicais, quando comparados com frutos de produção nacional, necessitavam de cerca de 100 vezes mais energia, por Kg, no ciclo de produção. Por exemplo, uma banana proveniente da América Central poderá ter que viajar cerca de 8000 Km, enquanto que se for proveniente da ilha da Madeira percorre aproximadamente 970 Km, podendo ter um impacto ambiental substancialmente diferente.

No ato de compra deve-se ter em atenção o local de origem do produto, sendo que existem dígitos únicos presentes no código de barras para os produtos de origem portuguesa. Na hora de escolher a fruta e hortícolas devem ser sempre preferidos os da época, pois são mais económicos, mais ricos nutricionalmente e com um menor impacto ambiental. Além disso o consumo de variedades locais, tanto vegetais como animais pode ajudar a manter a biodiversidade destes alimentos e ajudar os agricultores a manterem as suas produções. Consulte o calendário de produção nacional.

Consulte ainda as nossas publicações sobre produtos de produção nacional, como o cabrito, porco bísaro e mel DOP, e descubra as suas características.

 

 

Photo on <a href=”https://visualhunt.com/re/8e457b”>VisualHunt.com</a>
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Dia da Produção Nacional – Escolha alimentos locais e da época

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 17 janeiro, 2023

    Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030

    Foi publicado hoje, pela Resolução de Conselho de Ministros N.º 3/2023, de 17 de janeiro , o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030. Este plano considera o acesso a uma alimentação saudável com um dos seus objetivos estratégicos, identificando um conjunto de respostas a implementar para a garantia desse acesso às crianças e jovens.

    Ler mais
  • 20 dezembro, 2022

    Boas festas | Um feliz e saudável 2023

    O PNPAS deseja a todos umas Boas Festas e um Feliz e Saudável 2023.

    Ler mais
  • 16 novembro, 2022

    Resultados do Food-EPI Portugal e de mais 10 países europeus publicados na revista The Lancet Regional Health – Europe

    Foi hoje publicado o artigo “Policy implementation and priorities to create healthy food environments using the Healthy Food Environment Policy Index (Food-EPI): A pooled level analysis across eleven European countries” na revista The Lancet Regional Health - Europe, onde se descrevem os resultados principais do estudo que avaliou a implementação de políticas públicas e as prioridades para a criação de ambientes alimentares saudáveis em 11 países europeus, incluindo Portugal.

    Ler mais