Dia da Produção Nacional – Escolha alimentos locais e da época

Razões para comprar alimentos de origem nacional e da época

Hoje, dia 26 de abril, celebra-se o Dia da Produção Nacional que tem como objetivo valorizar os alimentos que são produzidos de Norte a Sul do país e ilhas e sensibilizar a população para a importância da compra de produtos de proximidade.

Comprar produtos locais e da época é importante em termos económicos, sociais e ambientais. Atualmente sabe-se que o consumo alimentar é um dos principais contribuintes para o aquecimento global, contribuindo com cerca de 22% da emissão total de gases com efeito de estufa. A própria produção e o transporte dos alimentos são os principais contribuintes para esta emissão.

Num estudo realizado na Suécia, em 2003, verificou-se que os frutos tropicais, quando comparados com frutos de produção nacional, necessitavam de cerca de 100 vezes mais energia, por Kg, no ciclo de produção. Por exemplo, uma banana proveniente da América Central poderá ter que viajar cerca de 8000 Km, enquanto que se for proveniente da ilha da Madeira percorre aproximadamente 970 Km, podendo ter um impacto ambiental substancialmente diferente.

No ato de compra deve-se ter em atenção o local de origem do produto, sendo que existem dígitos únicos presentes no código de barras para os produtos de origem portuguesa. Na hora de escolher a fruta e hortícolas devem ser sempre preferidos os da época, pois são mais económicos, mais ricos nutricionalmente e com um menor impacto ambiental. Além disso o consumo de variedades locais, tanto vegetais como animais pode ajudar a manter a biodiversidade destes alimentos e ajudar os agricultores a manterem as suas produções. Consulte o calendário de produção nacional.

Consulte ainda as nossas publicações sobre produtos de produção nacional, como o cabrito, porco bísaro e mel DOP, e descubra as suas características.

 

 

Photo on <a href=”https://visualhunt.com/re/8e457b”>VisualHunt.com</a>

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: Época