Dia Mundial da Criança

Alimentação saudável no dia da Criança

Neste dia celebramos as crianças e a importância que elas representam para a nossa sociedade.

A infância é um período de rápido crescimento físico, desenvolvimento cognitivo e de aquisição de competências sociais e comportamentais. Durante este período, é necessária uma ingestão alimentar apropriada, fornecendo as quantidades necessárias de macro e micronutrientes, de forma a assegurar um crescimento adequado e um bom estado de saúde. As necessidades nutricionais de cada criança são diferentes e mudam à medida que o processo de desenvolvimento ocorre. A aquisição de hábitos alimentares saudáveis, nesta fase, poderá assegurar que estes perdurem ao longo do ciclo de vida.

Os hábitos alimentares desajustados são uma das principais causas da elevada taxa de obesidade infantil em Portugal. Os dados mais recentes apontam para uma melhoria dos níveis de obesidade infantil no nosso país, apesar de os números ainda serem alarmantes e haver um longo caminho a percorrer. Atualmente, uma das questões que mais tem sido debatida para a redução dos níveis de obesidade é a limitação da publicidade alimentar dirigida a crianças.

As crianças são constantemente alvo de publicidade a alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar, assim como a bebidas açucaradas. O marketing no mundo digital influencia as escolhas, preferências e o próprio consumo das crianças, sem que estas e os pais se apercebam. Têm sido feitos esforços no sentido de limitar a exposição das crianças a este tipo de publicidade. No entanto, os pais deverão ter um papel ativo, não só limitando  o tempo de ecrã, mas também promovendo uma análise crítica juntos dos filhos quanto à qualidade e credibilidade dos conteúdos, permitindo que a criança aprenda a filtrar a informação a que é exposta.

Assim sendo, salientamos a importância de promover hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis em todas as fases do ciclo de vida, sendo a infância um período determinante para a saúde e bem-estar futuros.

Aproveite este dia para planear um conjunto de atividades divertidas e saudáveis com a sua criança:

  • Inclua atividades que promovam o exercício físico e se possível ao ar livre. Opte por passeios, caminhadas, jogos tradicionais, entre outros e faça-os em família;
  • Elabore uma receita saudável com a sua criança e promova o consumo de frutas e hortícolas. Pode optar por receitas simples como espetadas de fruta, gelatina com fruta, saladas de fruta, sopas e saladas. Conheça as nossas sugestões. 

“Grande é a poesia, a bondade e as danças…

Mas o melhor do mundo são as crianças (…)”

Fernando Pessoa in “Liberdade”

 

 

Imagem retirada de https://www.pexels.com/photo/boy-child-clouds-kid-346796/

 

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: