Dia Mundial da Diabetes 2018 – “A diabetes e a família”

No dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes. O tema escolhido pela Federação Internacional da Diabetes para 2018 e 2019 foca-se na “Diabetes e Família”.

Atualmente mais de 425 milhões de pessoas a nível mundial vivem com diabetes. A alimentação saudável e a prática regular de atividade física são os fatores  determinantes na prevenção das doenças crónicas, nomeadamente na diabetes, mas também no cancro e na doença cardiovascular.

Nesta data voltamos a relembrar o “Manual de Contagem de Hidratos de Carbono na Diabetes Mellitus – para profissionais de saúde”, publicado em 2015. Este manual pretende ser um guia de referência para todos os profissionais de saúde que trabalham em diabetologia e que necessitam de utilizar o método de contagem dos hidratos de carbono, ao uniformizar esta metodologia, de modo a otimizar os cuidados prestados.

Editado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (atual Associação Portuguesa de Nutrição – APN), contou com o apoio de dois programas prioritários da DGS – Programa Nacional da Diabetes e Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Ferramentas para a família para a promoção de uma alimentação saudável e prevenção da diabetes:

  • Leitura de rótulos – descarregue o nosso descodificador de rótulos aqui.
  • Receitas saudáveis para a família – conheça as receitas aqui. 
  • Alimentos da época – Conheça a coleção do nutrimento sazonal e opte por produtos da época aqui. 
  • Podcasts sobre alimentação saudável para ouvir em família aqui. 

 

 

1 Comentário , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: alimentação saudável