Estou a ler:

Dia Mundial da Hipertensão 2018

Notícias

Dia Mundial da Hipertensão 2018

Comemora-se hoje, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão. A hipertensão arterial afeta cerca de 36% da população adulta e está associada a diversas doenças e situações clínicas, como o AVC, que é, em Portugal, uma das principais causas de morte e de incapacidade. Saiba mais aqui.

Dia Mundial da hipertensão

Hipertensão 2018

Comemora-se hoje, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão. Inaugurado em 2005, este dia tem como objetivo sensibilizar e encorajar a população, no sentido de prevenir e controlar o desenvolvimento desta epidemia.

A hipertensão arterial (HTA) é um problema de saúde com um impacto negativo na saúde dos portugueses, afetando cerca de 36% da população adulta. Trata-se de um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular, uma das principais causas de morte a nível mundial.

Dados recentes do estudo Global Burden of Diseases (GBD) demonstraram que a ingestão de sal em excesso apresenta-se como o comportamento alimentar inadequado que mais contribui para a perda de anos de vida saudável. Tanto na restauração como em casa, frequentemente são consumidos alimentos excessivamente salgados, destacando-se a sopa e aperitivos.

O pão, alimento central na nossa alimentação, tem contribuído para a ingestão excessiva de sal, contudo, este tem vindo a ser reformulado através de uma redução gradual por parte das indústrias panificadoras.

A leitura dos rótulos é uma prática que deve estar presente nas escolhas dos produtos alimentares, devendo optar pelas opções com baixo teor de sal/sódio (Na). Para auxiliar na análise do rótulo nutricional dos produtos, foi desenvolvido o Descodificador de Rótulos que pode consultar e descarregar aqui.

Frequentemente esquecido, o mineral potássio (K) revela-se um fator de destaque na alimentação, com efeito comprovado na redução da pressão arterial em doentes hipertensos e com alguma utilidade, em particular, em pessoas com consumos elevados de sal. O quociente Na/K tem sido apresentado como um indicador adequado na avaliação da ingestão de sódio e potássio (o teor de sódio deverá ser inferior ao teor de potássio). A OMS propõe que o quociente Na/K seja inferior a 1, sendo os valores entre 1,0 e 1,2 considerados razoáveis. Explore esta temática no nosso manual mais recente “A Importância do Potássio e da Alimentação na Regulação da Pressão Arterial”.

Apresentamos 3 receitas muito saborosas, sem que seja necessário a utilização de sal, e com um rácio Na/K adequado:

 

 

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Dia Mundial da Hipertensão 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais