Estou a ler:

No Dia Nacional da Água lembre-se da água da rede pública

Notícias

No Dia Nacional da Água lembre-se da água da rede pública

No dia 1 de outubro celebra-se o Dia Nacional da Água. E para assinalar este dia voltamos a relembrar os benefícios da água para a nossa saúde e a importância de pontos de água acessíveis e funcionais nos locais públicos.

bebedouro3

Dia Nacional da Água

No dia 1 de outubro celebra-se o Dia Nacional da Água. Apesar de existir o Dia Mundial da Água que se celebra no dia 22 de março, o dia 1 de outubro foi escolhido em Portugal por coincidir com o início do ciclo hidrológico.

A água é um bem essencial à vida que deve ser preservada e valorizada. A ingestão insuficiente de água compromete a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos órgãos e o desempenho físico e cognitivo.

Portugal tem excelentes águas minerais e a água da rede pública em Portugal é de boa qualidade. Optar pela água da companhia pode contribuir para:

– Reduzir o gasto de energia;

– Diminuir as emissões de CO2

– Diminuir a produção de resíduos plásticos para o meio ambiente.

Mas para que o consumo de água aumente é necessário que existam pontos de água acessíveis e a funcionar nos locais públicos. Desde passeios e recintos escolares, universidades e até locais públicos como estações de comboio, metro, praias, aeroportos ou centros comerciais.

Desta forma, o PNPAS lançou no ano passado a campanha #águapública que promove o consumo de água da rede pública através de bebedouros e que conta com 80 participações a nível nacional, no qual ainda pode participar com o seu contributo.

Conheça a estratégia do PNPAS para incentivar o consumo de água.