Estou a ler:

Manual de Alimentação para Peregrinos | Para um Novo Ano com bem estar físico, nutricional e espiritual 

Manuais PNPAS

Manual de Alimentação para Peregrinos | Para um Novo Ano com bem estar físico, nutricional e espiritual 

A alimentação adequada é decisiva para a superação dos desafios proporcionados pelas peregrinações. Sem alguns cuidados básicos de alimentação, os percursos podem tornar-se mais penosos, colocar em risco a saúde do peregrino e até eliminar eventuais benefícios para a saúde desta atividade. Saiba mais sobre este assunto.

manual peregrinos

A peregrinação é caraterizada como uma viagem (no caso europeu e em Portugal, muitas vezes a pé) realizada por um devoto de uma determinada religião a um lugar considerado pela mesma como sagrado. A realização de peregrinações como atividade espiritual é uma prática comum a muitas religiões. No entanto, este tempo espiritual não é realizado em pleno se não existir, paralelamente, um tempo para cuidar do corpo e da saúde. Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde atenta aos milhares de peregrinos que todos os anos se fazem à estrada e também a todos aqueles que empreendem longas caminhadas como forma de lazer e de prática de atividade física ao longo de todo o ano, não poderia deixar de estar atenta a tão importante fenómeno religioso e social, e menos ainda, de criar um conjunto de orientações simples que permitam realizar estas atividades com segurança e saúde.

A alimentação adequada é decisiva para a superação dos desafios proporcionados pelas peregrinações. Sem alguns cuidados básicos de alimentação, os percursos podem tornar-se mais penosos, colocar em risco a saúde do peregrino e até eliminar eventuais benefícios para a saúde desta atividade.

Para nos ajudar nesta tarefa, de construir um manual sobre alimentação para as pessoas que fazem peregrinações, pedimos ajuda a um conjunto alargado de profissionais da área da saúde, em particular nutricionistas, de uma instituição de ensino superior situada perto do Santuário de Fátima e com uma larga tradição no acompanhamento destas situações – a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, a quem muito agradecemos o empenho na produção deste documento.

Este manual, construído em linguagem simples, mas com grande rigor científico, abre uma nova etapa neste 2018, na ligação das ciências da nutrição e da saúde com estas atividades onde a espiritualidade está muito presente. Esperamos que possa ser lido e divulgado como merece.

Pode consultar o manual aqui.

 

 

Tópicos
Manuais PNPAS

Acompanhe a discussão sobre: Manual de Alimentação para Peregrinos | Para um Novo Ano com bem estar físico, nutricional e espiritual 

4 comentários a “Manual de Alimentação para Peregrinos | Para um Novo Ano com bem estar físico, nutricional e espiritual ”

  1. ADRIANA CARLA diz:

    ESTOU MARAVILHADA PELO LANÇAMENTO DESTE MANUAL. NUTRIÇÃO, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE DO SER HUMANO.

  2. Iolanda diz:

    Uma ferramenta muito útil. Bem haja

  3. Ana Carneiro diz:

    Excelente!
    Sugiro no entanto maior divulgação noutros suportes, uma parte da população alvo desta informação tem acesso reduzido à internet!
    Vou divulgar entre família, amigos e conhecidos.

  4. Frederico Serôdio diz:

    Exmos(as) Srs(as),

    Trabalho com os Peregrinos na estrada através de uma entidade religiosa – Movimento da Mensagem de Fátima -, e que coordena uma Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé, onde estão presentes várias entidades a nível nacional.
    Congratulo com o lançamento deste Manual, o qual já tenho conhecimento, já algum tempo.
    Sei que procuraram contactar-me, sendo esta informação transmitida pelo Sr. João Pimpão, da Câmara de Pombal.
    Infelizmente não poderei(-mos) estar presente, por motivos profissionais, contudo estou(-mos) a acompanhar o vosso trabalho. É mais um contributo para esta área.
    Para futuros contactos para algum evento que a referida Comissão venha a organizar, como poderemos vos contactar?
    Com votos de bom trabalho e sessão,

    Frederico José Serôdio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados