Estou a ler:

Uma semana para relembrar os riscos do consumo de sal

Notícias

Uma semana para relembrar os riscos do consumo de sal

De 20 a 26 de março, celebra-se a semana da consciência global sobre o sal, promovida pela WASH, tendo como lema “Sal: o assassino esquecido”. Saiba mais.

salt

De 20 a 26 de março, celebra-se a semana da consciência global sobre o sal, promovida pela WASH, tendo como lema “Sal: o assassino esquecido”.

A campanha refere que “75% do sal que consumimos encontra-se escondido nos alimentos que compramos. Leia os rótulos e opte por alimentos com menos sal”.

O sal, quando consumido em excesso pode aumentar o risco de aparecimento e/ou progressão de diversas doenças como cancro, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e sobrecarga renal. O consumo máximo diário por pessoa não deverá exceder os 5g (uma colher de chá).

No âmbito do PNPAS destacamos o nosso manual “Ervas aromáticas – Uma estratégia para a redução do sal na alimentação dos Portugueses” e o nosso podcast “Como reduzir o consumo de sal”. Pode também comparar a quantidade de sal entre diversos produtos: batatas fritas vs bolachas, caldos para cozinhar, cereais de pequeno-almoço, mostarda e ketchup.

Para facilitar a identificação e interpretação da quantidade de sal presente nos produtos alimentares sugerimos a consulta do “descodificador de rótulos”.